sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Desfiliação da FRAP - RS, mais informações


Depois da desfiliação do grupo Carioca, dias 06 e 07 de Janeiro de 2012, enquanto o Brasil comentava e tinha como expectativa de que reações viriam e quem iria a prova de S. Sebastião, debates, telefonemas e reuniões aconteciam e podiam mudar o futuro de muitas pessoas no meio da Pesca e Lançamento. 


Dia 11 de Janeiro 2012
As 24hs chega a informação de que acabara uma reunião em Porto alegre e que todos o clubes a ela filiados teriam participado e comungado da ideia de acompanhar os cariocas na desfiliação, mas não um clube ou alguns atletas, mas sim de toda a Federação Gaucha de Pesca e Lançamento assim como todos seus clubes e atletas.


Dia 12 Janeiro de 2012  nas primeiras horas apesar das tentativas de não espalhar tão rápido a possibilidade, assim mesmo no RJ já se falava do que teria acontecido em Porto Alegre na noite anterior, quando as 11:24 minutos o vice presidente da FRAP Ricardo Diehl postou no fórum do maior site de pesca de Praia do Brasil, o Guia Pesca de Praia,o mesmo  texto da convocação oficial da FRAP para seus afiliados.




13 de Janeiro de 2012 A rede social da internet, Facebook, volta a bombar no meio dos Pescadores e lançadores filiados e não filiados, com as possibilidades de começar um efeito dominó no movimento que sugere desfiliação da Confederação Brasileira ( CBPDS ). Enquanto isso atletas do Atlântico Sul e Lindoia do RS já estão em Jaconé para participar da Prova de S. Sebastião organizada pelo PAMPO clube de Pesca.


14 de Janeiro de 2012, as repercussões ainda soam em muitos cantos do Brasil, entre elas o veterano Arno Gilberto Hoffman do Clube Hilal do ES, gaúcho e um dos fundadores da Sociedade Marlin Negro também do RS, se manifesta no Facebook diante da situação. Um texto com poupa de muito conhecimento se expõe e ganha simpatizantes. Veja o mesmo no Guia pesca de Praia, onde o foi reproduzido pelo membro do site e atleta do Marlin Negro Marcio Idalino no tópico que falava sobre a convocação da FRAP.  Link a seguir.


No final de semana dos dias 14 e 15 de Janeiro aconteceu a prova de S. Sebastião do Pampo, a 1ª prova de um clube ex filiado ao sistema federado, CBPDS. Um dos assuntos, como não podia deixar de ser, era a provável desfiliação de uma federação inteira do sistema, ou ainda, da Federação mais antiga do Brasil no meio dos federados, a FRAP. Os motivos se apresentavam em intermináveis relatos de insatisfação de longa data com a liderança maior da CBPDS. Veja mais registros da S. Sebastião 2012 nas datas de 16 e 17 de Janeiro.

16 de Janeiro de 2012 a CBPDS divulga a DDI 25 que no seu conteúdo de uma forma geral altera quem pode e quem não pode participar de um evento federado ou não, a quem diga que ali tem reevindicações antigas solicitado por muitos a tempos, clic no link abaixo e faça sua própria avalição. 

Se a mesma tinha como um dos seus objetivos reverter votos no caso da votação eminente, ela teve efeito contrário. No intuito de verificar se todos os clubes a votar estariam ainda com o mesmo voto todos teriam sido mais uma vez consultados e reafirmado seu voto com muita enfase e uma das frases que se soltou até mesmo antes desse dia e marcou o momento é... 


TAMO JUNTOS.

18 de Janeiro de 2012, A FRAP realiza um de seus momentos históricos, se desfilia da CBPDS conforme Ata de reunião registrada em Cartório. Muita comemoração após a votação final que se concretizou com 7 votos a 1 favoráveis a desfiliação, era flagrada por fotos que com certeza vão fazer não só parte da história da FRAP mas também na história da Pesca e Lançamento no Brasil.









19 de Janeiro de 2012, O Facebook volta a ficar movimentado, diversos meios de comunicação são usados a todo instante para divulgar e exaltar o ato vindo dos Pampas.


Inclusive o próprio fórum oficial da CBPDS com manifestação de André Costa Beber do Clube O Arpão, o homem que secretariou a Assembléia em Porto Alegre


O Presidente da FRAP José REIS depois de dias se guardando não se manifestando para não atrapalhar o processo, também postou em seu mural no Facebook.

Perdemos ?

Perdemos nossa capacidade de indignação, quando vemos quem deveria incentivar a pratica de uma atividade criar barreiras para que se pratique essa atividade e ficamos calados.
Perdemos nossa capacidade de indignação, quando vemos quem sistematicamente anuncia atitudes ”justas e perfeitas” deixar atrás de si uma coleção de atos de tirania e silenciamos.
Perdemos nossa capacidade de indignação, quando vemos um gestor que deveria ser imparcial em seus atos e julgamentos, favorecer indecentemente a uma parte que lhe é próxima em detrimento de todas as outras e continuamos omissos.
Perdemos nossa capacidade de indignação, quando um gestor legisla em causa própria e ficamos calados esperando ser brindados com uma parte dessa indecência.
Perdemos nossa capacidade de indignação, quando somos intimados a nos manifestar e, se nosso pensamento representar um contraditório, nossos ideais serão apagados dos anais sem direito a réplica ou tréplica.
Perdemos nossa capacidade de indignação, quando constatamos que somos motivo de chacota pelo condutor que temos e nos faltam argumentos para justificar esse jugo.
Perdemos nossa capacidade de indignação, ao nos associarmos a uma entidade que sequer conhecemos os estatutos e essa entidade tem a pretensão de orientar o regramento de nossas casas.
Não, não perdemos nossa capacidade de indignação, perdemos a tolerância. 
Essa perda deu um basta a tudo isso.

José Carlos Magalhães Reis.

==============================


A quem diga que a Locomotiva Gaucha, como disseram os seus compatriotas, tem parada certa em SC que passa a ser a bola da vez, que se prepara para embarcar e rumar a SP onde a situação parece ser mais complicada, podendo ainda fazer algum barulho no ES, Aguardemos os próximos acontecimentos.

Um comentário:

  1. Amigos Leitores, apesar de ser muito difícil ser imparcial, tento, acredito que relatar nesse estilo que venho fazendo desde o anuncio de desfiliação do Pampo, será a participação do CASTEIROS, muito mais útil principalmente a todos aqueles que buscam informação dos acontecimentos após ocorrido, muita gente só vai atras de saber o que acontece, exatamente depois que acontece, e ai pode ter passado muito tempo e as informações ficam espalhadas em muitos lugares diferentes, acredito que da forma postada será muito útil para esses e dos que gostam de rever em ordem cronológica os acontecimentos para reavaliar sua interpretação.

    ResponderExcluir

Muitas vezes vale mais a interpretação do que a escrita, porém a responsabilidade do autor permanece.