terça-feira, 1 de novembro de 2011

Linha OCA - Orion Floating Line da SUMAX

Esse ano mais que os anteriores os gaúchos apresentaram um crescimento em distancia acima da média de todos os outros estados praticantes do Lançamento Limitado. Como o RS é o berço do Lançamento e já vem a alguns anos saindo mais para provas fora do estado, de repente alguns começaram a esticar mais ainda suas distancias, Jorge Gazul do Lindóia, foi um dos primeiros a despontar por conta de suas distancias que já  eram de ponteiro, se aproximou de JF Schneider do Atlântico Sul tido no momento por muitos como o melhor lançador do Brasil, que não conseguia entender o que acontecia até que também teve acesso a novidade que aos poucos entre os gaúchos deixou de ser, a tal da linha OCA.  Pelos relatos nem mesmo os gaúchos que a adquiriram tinham informações da especificação. O estoque começou a acabar e aqueles que ainda a tinham começaram depois de aprender a lidar com o material a usufruir de resultados. A prova do CPEVAP, a Fisher Fest , a Churrapeixe e Piratas da Ilha foram as provas auge do ano em volume de atletas de varios estados favorecendo o despertar de interesse geral de começar a busca pela tal linha OCA.

Soubemos que o material poderia ter ligação com linha de Fly por ser um esporte que precisa de material leve por arremessar iscas leves. Somou se a outros detalhes, como a metragem que os carreteis apresentavam, a cor da linha o formato do carretel etc...

A SUMAX começou fabricar recentemente linhas para Fly, e a que bate com todas as informações é:



Porém ao tentar contato com o fornecedor no Paraguai o mesmo confirmou o fim do estoque e que não faria pedidos a fábrica mais esse ano, e sim somente em Janeiro de 2012 e que para nós esse material só estaria disponível alguns meses depois. Se algum amigo tiver como conseguir antes disso vai umas dicas baseado nos relatos dos amigos do RS,  trata-se de um material que visto cortado no seu perfil teria a estrutura similar a de um laranja, ou de uma roda de bicicleta e por isso o título de OCA, Essa informação vem do amigo também experiente em desenvolvimento de materiais para o LL...

Herotides Marques do Nascimento, vulgo Marcão, referencia em LL não só em SP como em todo Brasil, hoje no Clube Gaivota de SP e ainda muito conhecido em nosso meio, por essas características os cuidados ao bobinar tem que ser muito grande para que a mesma não afine muito quando esticada, a medida indicada para compra é de 0,35 já que pelo histórico ela tem vindo com até 0,04 a mais que o especificado, sendo assim a próxima medida que é exatamente 0,38 estaria vindo com até 0,42 ganhando mais peso e isso a coloca parelha com a linha Cabelas, mas ainda é uma ótima opção mesmo com essa medida. Segundo os amigos que já a usaram é aconselhável também tirar o arranque antes de bobinar pois a linha pela leveza tem uma capacidade de torção acima do normal e se não for tirado o arranque ela vem torcendo e muito, aumentando mais ainda a probabilidade de dar cabeleira posteriormente.

Informamos ainda que o amigo Herotides vulgo Marcão, Lançador e proprietário da Oficina Mar e Rio de SP, também esta com um bom contato de uma fábrica fora do Brasil com o objetivo de conseguir também uma linha de qualidade desenvolvendo especificamente para o Lançamento Limitado, que não é  oca mas com características muito similares ou melhores que a Cabelas e com certeza ira comercializa-la.

Este trabalho foi motivado por essa situação da Linha OCA que apareceu nos Pampas e até o momento estava mais acessível aos Gauchos.