segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Treino - Estado de espirito ! não estava bom em 30 Out 2011

“Casting é estado de espírito, se tiver abençoado terá grande chance de ter sucesso. Caniço, linhas, vento são os temperos, que se não estiver bem equilibrados não da sabor.” Essas foram as palavras do amigo Jacinto Iwato  em cima de uma postagem a duas semanas atrás relacionado a um belo treino que tive. Pois bem... ontem o estado de espírito não estava bom, o tempo amanheceu nublado, com possibilidade de chuva, já a muito tempo que não fico uma semana sem lançar, se não é prova, o habito de treino não permite a ficar sem e foi assim ontem mais uma vez, porém o estado de espírito não ajudou, apesar da boa companhia, mais uma vez Lauro de Melo e o casal Jorge Hasegawa e Mariza, talvez um pouco de cansaço também influenciou, mesmo assim o 1º Lance foi animador quase sem vento e o novo objetivo tentando impor velocidade me deu um ótimo lance a meia altura de 180 metros no meio da esquerda, era claro que a condição física não estava boa, porém aquele lance me motivou um pouco, o 2º o corpo ainda influenciado pelo “VICIO” como diz meu mestre Herotides ( Marcão ), de fazer a quase paradinha eu acabei desacelerando um pouco e isso faz com que todo os seus movimentos fiquem adiantados resultando fora a esquerda cerca de uns 9 metros,  enforcado e baixo, porééééémmm, ainda com distancia muito interessante, 179 praticamente sem vento. E voltei falando para mim mesmo e para os amigos... éééé esse lance esta andando mesmo, não posso parar de continuar tentando impor a velocidade, esta dando certo, mas os reflexos realmente não estavam bons para acerto, veio um estouro e na sequência o vento entrou contra e ficou até o final, de 11 tentativas, foram dois estouros e 9 lances saíram, sendo dos nove tendo acertado  apenas 4 ou 5. Realmente o, "estado de espírito" não estava dos melhores, junta-se a outros fatores, “temperos”, o resultado não foi a contento, porém algo sempre consigo medir e observar, o bendito vicio da desaceleração no final ainda me influencia e vejo que o habito de procurar o alvo acabo desacelerando e isso faz com que você leve mais algumas frações de segundos para começar a puxada, sendo assim, todo o seus movimentos ficam mais adiantados e resulta em enforcadas ou simplesmente FE, mas ainda com boa distancia, no finalzinho consegui corrigir. Em vez de virar olhar e levantar a cabeça comecei a virar já levantando a cabeça, isso ajuda eliminar o VICIO por não ter que esperar achar o alvo, o corpo já vem virando e puxando logo em seguida sem esperar achar o alvo, COMO diz o CEL SILVESTRE do Piratas da Ilha... “Você tem que automatizar os movimentos”, mas acertando é claro... rsrsrsr. Já estou na expectativa do dia de finados, quarta feira para tirar a teima e continuar na busca da freqüência dos lances mais próximos dos 180 sem vento.

2 comentários:

  1. Gatto, meu último treino foi no sábado passado, e como não venho fazendo boas provas e nem bons treinos, não foi diferente, ora alternando com bons arremessos entre FD (que é a maioria) e FE quando quero atingir metragens maiores.
    Neste treino além do Carioquinha e do Zanir, esteve treinando o Augusto, que à cada lance dado, vinha observando a minha postura, e finalmente ele fez um comentário, o senhor não está arremessando, está somente empurrando o caniço, o braço esquerdo não está sendo usado como deve ser, isto já no final do treino, como o domingo não fui arremessar, aproveitei o tempo para fazer modificação no meu caniço, que vinha sendo cobrado por todos meus filhos, afirmando que o meu caniço estava mole e que tinha que cortar mais a ponta para aproveitar melhor o caniço, e foi oque fiz. De carona refiz um carretel novo de linha para treino, caniço cortado e com correção para ser feito, vamos ver o resultado de tudo que pretendo testar nesta quarta feira de manhã. Esta é a vida de um "casteiro". Vivendo, aprendendo e aplicando o aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. O detalhe do Braço esquerdo realmente faz diferença, teve um período que observando os movimentos do Ricardo, que bate mais a 45º, principalmente vendo na posição de frente a cabeceira, ou seja ele de frente já para Cancha no movimento final, o cotovelo esquerdo dele não abre muito, quando abrimos muito o cotovelo esquerdo para esquerda é inevitável que a ponta de caniço fique demasiadamente apontada para a direita e em consequência mesmo que vc leve bastante o punho direito até o final o cotovelo esquerdo estando muito aberto automaticamente o braço direito pode ir quanto quiser que a ponta do caniço ficara apontada demais para direita = FD. Se durante o movimento final conseguirmos não deixar o cotovelo ir demais a esquerda com certeza a ponta de caniço apontara mais ao centro, Em um certo período diminui muitos FDS assim. OBs. Para isso se a pegada ( Altura do Molinete no caniço ) for muito alta a dificuldade em não deixar o cotovelo abrir muito será maior ) Isso tudo para ajudar a eliminar quando muito FD. Muito FE !!! com certeza será menos complicado de ajustar.. rerere.

    ResponderExcluir

Muitas vezes vale mais a interpretação do que a escrita, porém a responsabilidade do autor permanece.