segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Treino - Estique a perna esquerda e veja se ganha distancia 06 Nov 2011

         
PhotobucketA animação ao lado me mostra fazendo isso, esticando a perna esquerda antes do inicio da puxada, Isso foi uma observação que fiz em 2008, quando Ricardo Iwato do CPEVAP, meu clube,  voltou do Japão depois de uma temporada por lá, ao observar melhor o porte físico dele e as distancias que ele tinha eu coloquei na cabeça que tinha que de alguma forma aproveitar algo do que ele fazia, se com esse porte ele lança mais que eu... Eu posso melhorar e muito, foi quando filmei em ângulos diferentes e dentre muitos detalhes essa foi uma das observações que entendi fazer diferença,  a perna esquerda esticada uma fração de segundos antes de se começar a puxada, ao começar fazer isso ganhei distancia, pois você passa a usar mais o corpo com essa postura, o pé mais a frente obriga seu corpo também se movimentar para frente para finalizar, é como se tomasse mais distancia para um salto, o resultado é mais explosão na batida final que até então estava limitada aos movimentos do braço e ombro. Fiz isso muito bem em 2009 e tive ótimos resultados, hoje com outro caniço fui tentar aplicar o mesmo conceito e o resultado era um fora a direita atrás do outro, pois quando você estica o pé esquerdo você adianta também o lado esquerdo da cintura o que limita mais o movimento do seu braço direito fazendo com que a ponta de caniço fique mais direcionada para direita, como era visível o ganho de mais distancia, fiquei tentando achar a solução por 4 lances seguidos e não consegui, mesmo com vento atravessado da direita para esquerda e dando FD as distancias eram muito boas, aquilo me pilhou ao ponto de insistir para achar a solução, mas desisti para não detonar o treino do dia, ficou para depois da próxima prova.


Como eu resolvi isso em 2009? 
Na ocasião o caniço que eu estava também era uma Sumax, mas não era essa atual, era outra que tinha o corte normal, sem precisar completar no cabo. Trabalhava mais a ponta e isso jogava o chumbo para dentro da cancha, coisa que hoje é mais difícil pois o corte que fiz na atual é maior e deixou a ponta bem rigida ao ponto de acrescentar alguns centímetros no cabo e não trabalha tanto a ponta como a anterior, o chumbo estoura antes da hora, para quem bate de lado mais ainda, para quem bate por cima nem tanto. Faça a experiência, mas tenha o critério de fazer exatamente a mesma coisa no mínimo duas vezes seguidas para ver o resultado, se em dois lances for para lados diferentes de o terceiro e veja qual lado prevaleceu, se em 3 os 3 forem diferentes o resultado, recomece do ZERO até você ter pelo menos duas vezes seguidas ou duas alternadas jogando o chumbo para a mesmo direção em 3 lances, ai sim você vai estudar o que fazer para ajustar o excesso a direita ou esquerda, isso com grande chance de ter ganho alguma distancia.

IMPORTANTE: Toda fórmula, pois cada lançador tem a sua, a cada novidade que se apresenta, se achar interessante usar, deve ser adaptado a condição de cada um, não é porque deu certo  para um que dará para todos, cada lançador tem particularidades que fazem com que uma novidade para ele provavelmente precise de adaptações quando aplicada. A IDADE influência em elasticidade, força e velocidade que fazem muita diferença,  trabalho que faz o caniço, altura de chumbo, onde você olha na batida final, altura da pegada no molinete e muitos outros detalhes mais faram tanta diferença quanto esse de esticar a perna esquerda. Por isso tudo, é sempre aconselhável para os menos experientes na hora de uma mudança, se possível, estar acompanhado de um lançador mais experiente e com histórico de ser bom também em ensinar.


3 comentários:

  1. Se possível é sempre importante estar acompanhado de algum amigo lançador mais experiente para ajudar na avaliação.

    ResponderExcluir
  2. Gatto
    Voltou no tempo, revisando os aprendizados e agora mais experiente e capaz de avaliar os estilos. Reveja o vídeo do Daniel Moeskops e veja a técnica dele, e tente aplicar, verá que tem utilidade também.

    ResponderExcluir
  3. Grande Jacinto, Material técnico sempre é algo que fascina o leitor apaixonado pelo esporte, Isso eu observei já a muito tempo desde as primeiras participações em Fóruns de Pesca de Praia, o Sub fórum técnico sempre era um dos que mais tinha visualização, todos buscando conhecimento, aliás a um ditado que diz que "conhecimento é poder", para nosso caso eu diria... "Conhecimento aplicado = a RESULTADO" e outro que conhecimento engavetado não tem valor, esse já se aplica em muitas coisas na vida. Por muito tempo venho evitando material técnico por mim mesmo descrito, pois não ganhei nada ainda para isso fazer e é muito comum textos técnicos serem de autoria de pessoas que já foram campeãs, não é o meu caso, Porém o tempo vai passando e mesmo sem ganhar nenhuma prova até hoje, algumas coisas me sinto a vontade para passar para os amigos visto que se esperar muito podemos não estar mais aqui amanhã para passar os conhecimentos que adquirimos. Gostei tanto desse matéria que já revisei o texto fazendo correções, alterações, tirando e colocando mais coisas, observe que esta mais fácil de entender agora, Quer Dizer... Assim espero.

    ResponderExcluir

Muitas vezes vale mais a interpretação do que a escrita, porém a responsabilidade do autor permanece.