sexta-feira, 20 de julho de 2012

Ex Amigos - No dia do Amigo por J.M. REIS

É oportuno, mas gostaríamos que não fosse, gostaríamos que ele estivesse aqui e nos recitasse esse texto, talvez uma das suas maiores criações na net que fica para nós refletirmos e para avaliar melhor a quem devemos dar valor em nosso meio, Reis nesse texto nos fala do valor que o relacionamento humano tem e que vai muitas vezes além das paredes de nossos lares, é algo de arrepiar principalmente para aqueles que ouviram ou leram de alguma mensagem dele o termo te chamando de EX-AMIGO.

Esse é um dos ensinamentos que FICAM e fazem parte da Grande História dele em nosso meio 
José Magalhães REIS
Sociedade Marlin Negro de Porto Alegre - RS
de 26 de Janeiro de 1952 a 17 de Julho de 2012

===========================================================================================

Fala meu:

Gostaria de esclarecer o que isso quer dizer e como surgiu.

Um grande ex-amigo aqui do sul o Edson Saute desenhou um boneco, gordo, com grandes bigodes, careca e usando o uniforme do Marlin Negro. Esse que está aí ao lado e que uso como avatar.

Minha filha Camila Reis, passando ao lado do computador perguntou:

- Pai quem é esse boneco?

Respondi:

- Sou eu.

Ela me perguntou então:

- Quem foi o teu ex-amigo que desenhou isso?

Diante da conclusão precipitada de uma criança de seis anos cheguei a conclusão de que tenho uma escala hierárquica para as pessoas com que me relaciono, a saber:

1 - Conhecidos.
Conhecidos, são aquelas pessoas que conhecemos agora e sabemos muito pouco sobre elas.

2- Amigos. 
Amigos, são aquelas pessoas que reconhecemos como amigos. Temos amigos em todos os lugares do mundo. Muitos deles estão por aqui e ali, não sabemos como nem quando vamos encontra-los e, muito menos quando e como vamos reconhece-los. Não fazemos novos amigos, apenas os reconhecemos.

3- Ex-amigos. 
Ex-amigos? Bom, esses são pessoas especiais, com quem temos afinidade. Muitas dessas pessoas comungam dos mesmos gostos que temos, por exemplo gostam de pescar. Neles descobrimos virtudes e defeitos. Todos nós humanos temos isso, defeitos.
Não são escolhidos como ex-amigos, simplesmente acontece com o tempo. Tenho os encontrado em diversas cores, negros, amarelos, brancos, pardos e também mesclados.

Ex-amigos ocasionam efeitos colaterais contagiosos, nos alegramos quando eles estão alegres, suas conquistas são como se fossem nossas, seus infortúnios nos causam tristeza, nosso otimismo e pensamento positivo revitalizam suas forças, revê-los faz muito bem a saúde.

Todos possuem algo em comum, gostam de ter conhecidos e gostam de colecionar amigos. São especiais, pois gostam de preservar esses amigos.

Telefonam à eles, passam MP’s, e-mails, saúdam a passagem de seu aniversário, compartilham alegrias e tristezas, contam suas experiências, não se sentem constrangidos em perguntar algo que não sabem, não se constrangem em tentar ensinar, se preocupam com eles quando ficam muito tempo sem dar notícias.

Vejam bem, relacionei apenas alguns dos cuidados básicos que essas pessoas especiais dedicam a seus amigos. Chegam a organizar movimentos para reuni-los e de forma tribal pescam, bebem, contam estórias, dão gargalhadas, comem juntos, tiram fotografias e enchem os olhos de lágrimas ou ficam com a voz embargada quando se despedem.

Esses não são mais amigos, subiram de posto. São meus ex-amigos. 

=================================================================================

2 comentários:

  1. É isso, Gatto.

    São coisas da vida. O que fica é um grande legado que será levado adiante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Carlos!
    Pelo que pude ver nesse texto ele era um cara bem simples e inteligente gosto de pessoas assim pena não tê-lo conhecido.
    Um abraço á todos meus ex-amigos.
    Thiago(SANTISTA).

    ResponderExcluir

Muitas vezes vale mais a interpretação do que a escrita, porém a responsabilidade do autor permanece.